sábado, janeiro 22, 2011

Realidade do lixão

Eu (Nayara) e Rafaela visitamos o lixão de Curionópolis, juntamente com os Secretários e mais alguns alunos. O foco da nossa dupla é trabalhar na conscientização quanto à problemática dos resíduos e tentar alguma ação no lixão do município. Já imaginávamos o que íamos encontrar, mas, ao chegarmos ao local, vimos que não sabíamos a dimensão do problema! Encontramos um mar de vales e picos de lixo, em um terreno irregular, sem caminhão compactador, sem estrutura...Sem espaço!
Durante os dias que estamos trabalhando aqui, conversando com vários moradores, descobrimos que o lixão faz parte do terreno de um morador que quando adquiriu o mesmo havia uma cava de mais de 20 anos. E este era um agricultor que precisava plantar, logo tampar esta grande cava. Na época o lixo do município já era próximo ao seu terreno, e com uma idéia considerada brilhante, começou a jogar o lixo do lixão em seu terreno, uma mistura de materiais. Logo, conseguiu nivelar seu terreno e começou a plantar...Mas em cima de um lixão!!! Alunos disseram que ao pisar no terreno deste morador se surpreenderam, pois o mesmo afundava!
É grande o desafio, mas nada é impossível! Enquanto estivermos aqui, faremos o que for possível. Já usando o famoso clichê do Batalhão “Missão dada é missão cumprida!”. A realidade do município, é a realidade de muitos outros, e de pertinho vemos o que as vezes só sentimentos pela TV. O contato é fundamental para nos incentivar a melhorar, e é disso que precisam. Precisam de ESPERANÇA. Estamos empenhados e amando muito isso. Oportunidade única!

Por Nayara Lage