quarta-feira, janeiro 26, 2011

Fossas Sépticas em Serra Pelada

Trabalhar com sanitarismo é realmente muito gratificante. Após alguns meses de pesquisa, conseguimos achar um projeto ideal para a população de Serra Pelada.
Diagnósticos foram feitos e constatamos que a comunidade local enfrentava grandes problemas de saúde pública. A expressão saneamento básico infelizmente parece não existir neste povoado. O abastecimento de água é deficitário, não existe rede coletora de esgoto pública e o descarte de resíduo é feito de forma inadequada, enfim, por estas bandas tem trabalho a perder de vista!
Então Eu (Daniel) e Thiago propomos um sistema alternativo de fossa séptica, com o tratamento de efluentes feito a partir de materiais como bombonas de 240 litros que é facilmente encontrado na região.
Implementamos o projeto em Serra Pelada ontem dia 25/01 e foi um sucesso! Um trabalho em conjunto com uma empresa que é detentora dos direitos de exploração, sub-prefeitura e nós responsáveis pelo projeto, selecionamos o lugar ideal para a construção do projeto.
Foi escolhida a casa dos professores em Serra Pelada, um local aberto para a comunidade. A construção contou com vários influenciadores locais, multiplicadores de idéias, funcionários da empresa Colossus e pessoas interessadas. O sistema interessou muito a todos e houve grande aceitação por parte da comunidade de Serra Pelada.
O sanitarismo é uma área muito bacana, através de nossos trabalhos conseguimos influenciar diretamente no bem estar e qualidade de vida das pessoas. Sobretudo, melhorar a saúde local.
Ver o interesse de pessoas humildes, que procuram se esforçar para entender o projeto e multiplicar a idéia é realmente muito gratificante!
Esta foi a nossa segunda instalação para tratamento de esgoto, agora vamos para a terceira e fechamos o nosso trabalho!
Cavando buraco a sete palmos do chão e trazendo dignidade para todos! SEELVA!

Por Daniel Pires