sábado, janeiro 22, 2011

Finalmente Serra Pelada

Quase uma semana em Curionópolis, mas sentíamos que faltava conhecer alguma coisa, talvez o mais importante, a raiz de tudo isso, a história da cidade... Pegamos o escolar e finalmente fomos para Serra Pelada.
Chegamos lá e o primeiro passo foi uma reunião com o diretor da escola, Zé Maria, juntamente com alguns educadores e mais a coordenadora de projeto sociais da Colossus (empresa que atualmente está minerando em Serra Pelada).
A reunião foi bastante produtiva, já que sentimos que a Marli (funcionária da Colossus) estava bastante animada com nossa presença por lá e nos deu um diagnóstico bastante preciso da população local. De acordo com ela, a comunidade local é bastante carente de cultura e afeto, portanto são super participativos; além disso, ela ofereceu, em nome da Colossus bancar alguns custos do projeto em Serra Pelada... Ficamos animados em atuar por lá também!!!
Depois da reunião fomos conhecer o local, primeiro a cava onde funcionava o garimpo, são tantas histórias do local que não poderíamos perder a oportunidade de fazer um “turismozinho”. Hoje, o antigo garimpo está cheio d água, não tem mais as escadas perigosas de antigamente, nem aquele formigueiro humano tão conhecido... Os aproximadamente 100 mil garimpeiros que foram tentar a sorte por lá ou bamburraram (gíria usada pra quem enriqueceu) ou cansou-se de lutar contra o destino e foi embora... Hoje restam apenas alguns dos antigos garimpeiros, mas em número o suficiente para nos contar ótimas histórias...
Devido a nossa falta de tempo para trabalhar no local, pois ficaremos apenas 2 dias na Serra, para sermos mais eficientes, nos dividimos em GT´s (Grupos de trabalhos) para conseguirmos cumprir com nossos objetivos.
Nayara seguiu com Rafaela para uma oficina de capacitação de gestão de resíduos para funcionários de serviço de saúde.
Thiago e Daniel orientaram e apresentaram o projeto de fossa séptica para os multiplicadores, despertando o interesse da empresa Colossus, que tem uma grande influência na área.
Denise e Rui se encarregaram de ir à ASMASP (Assossiação das mulheres de Serra Pelada), lá existem mais de 500 associadas, e a professora de RH e o estudante de administração foram dar às mulheres toques de gestão de custos e gestão empresarial. Além disso, conseguiram um tempinho para visitarem também a Cooperativa das bananeiras, que pertence a mulheres que fazem doces e papel com casca de banana.
O Lucas e o professor Flávio se reuniram com a Marli da Colossus para tentar uma parceria com alguma Universidade próxima da região para continuar os nossos trabalhos... Estamos realmente esperançosos que o trabalho dos dois seja um sucesso!!! Seria muito gratificante para todos nós termos a certeza que a semente que plantamos germinará belos frutos no futuro...
Já eu (Ana Clara) e o Gabriel fomos atrás de histórias locais para compor o documentário... Primeiro fomos à COOMIGASP (Cooperativa dos mineiros e garimpeiros de Serra Pelada) e conversamos com o Seu Jandir, ex garimpeiro e atualmente supervisor de produção da COOMIGASP. Ele nos contou várias histórias da época de garimpo, nos ensinou sobre os minerais que existem em Serra Pelada, explicou cada detalhe e peculiaridade das pedras e pesou os quilates de várias delas na nossa frente... Uma verdadeira aula!! No final ainda ganhei um pedacinho de ouro!!! Uhuuu!! Bamburrei!!!!
Depois saímos pela rua para sentir um pouco o ambiente, e é exatamente aquilo que vemos na televisão, um verdadeiro faroeste... É homem andando com facão na cintura, foice na porta das casas e as mulheres são quase inexistentes (ou coincidentemente nós não vimos muitas por lá).
Depois de uma voltinha fomos atrás dos relatos, encontramos vários garimpeiros pioneiros de garimpo em Serra Pelada... Várias histórias... Conversamos com um ex-garimpeiro muito simpático, os dentes dele eram todos de ouro... Só em Serra Pelada mesmo!!!
Aguardem os próximos posts...