segunda-feira, janeiro 24, 2011

Projeto: Construção de fossa séptica alternativa

Esta semana a equipe do Projeto Rondon (Thiago e Daniel) responsável pelas ações de saneamento nas áreas de tratamento de água e esgotamento sanitário implantou, em um dos bairros mais carentes do município de Curionópolis - Planalto, um projeto de fossa séptica de baixo custo, utilizando tambores plásticos de 240 L, tubos e conexões de PVC e brita nº 03.
A seleção do lugar para a realização do projeto partiu de uma orientação da Secretaria de Obras do município, beneficiando a Sr.ª Leila e seus 5 filhos, que poderão dispor seus efluentes devidamente tratados no solo sem o risco de contaminação do mesmo e das águas subterrâneas. Isto é importante sobretudo pela proximidade verificada entre as fossas rudimentares existentes e os poços para captação de água utilizados pela população.
Durante a instalação do sistema unitário de tratamento foram repassadas aos participantes as informações para sua operação e manutenção, enfatizando-se o não uso de desinfetantes para assepsia das bacias sanitárias e a disposição de papel higiênico em cesto coletor.
A montagem das fossas contou com a participação do Sr. Valdir, mestre de obras da região e responsável pela construção de muitas casas no município. Valdir nos disse que implementaria em suas próximas construções o sistema e afirmou: “Temos que divulgar este projeto para melhoria das condições de vida da população”.

Por Thiago Bessani